Carolina Valente

Carolina Valente

Carolina Valente

Consultora internacional desde 2005, com formação em Relações Internacionais e em Direito, com habilitação em Direito do Comércio Internacional.

É sócia-proprietária de duas empresas no Brasil – PACTA Consultoria, especializada em elaboração de projetos internacionais e desenvolvimento de negócios internacionais entre a América Latina e Ásia e Bliss Produções, especializada na realização de eventos internacionais.

Idealizadora de diversos projetos internacionais e projetos de cooperação técnica internacional, realizados no Brasil e no exterior, entre Congressos, Conferências, Rodadas de Negócios, Missões Empresariais, Mostras de Cinema e Mostras de Arte, tendo sido palestrante, organizando e/ou realizando encontros e assinaturas de protocolos internacionais com Presidentes de República, CEOs, líderes empresariais e líderes de movimentos locais em mais de 20 países.

Atuou na coordenação e/ou execução de projetos junto a diversos atores e

organismos internacionais, tais como o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), SEGIB (Secretaria General Iberoamericana), OIJ (Organismo Internacional da Juventude para a Ibero-América), FGV (Fundação Getúlio Vargas), AEB (Agência Espacial Brasileira), Casa Civil do Governo Brasileiro, Ministério da Cultura do Brasil, Ministério do Esporte do Brasil, dentre outros;

Fez parte da equipe interministerial, vinculada à Casa Civil da Presidência da

República, na coordenação dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, realizado no Brasil, sendo responsável pelas interlocuções internacionais de todas as delegações indígenas estrangeiras.

É idealizadora do projeto Jovem Protagonista, criado para buscar e oferecer oportunidades aos mais de 200 milhões de jovens em busca de oportunidades em todo o mundo, nas áreas de empreendedorismo e empregabilidade. A ideia do projeto nasceu após um encontro com o Papa Francisco, em 2014 e foi premiado como Melhor Projeto Colaborativo de 2016, pelo Hispanic-American Business Center – HAC, já tendo sido realizado na Bolívia, Brasil, México e Portugal.

Atualmente é presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais –

IR.wi, entidade que realiza projetos de cooperação internacional, com sede no

Brasil, e presidente do Conselho Consultivo da Federação Ibero-Americana de

Jovens Empresários – FIJE, que tem sede na cidade de Madri, Espanha e representa 21 países e mais de 150 mil jovens empresários na região. É Presidente Honorária da China-Europe International Business Association – CEIBA e Vice-Presidente da Federação Sino-Países de Língua Portuguesa e Espanhola – Federação Sino-PLPE, ambos com sede na China. É membro Game Changer do ESBN Youth & Women Entrepreneurship Taskforce – YET, iniciativa de apoio ao empreendendorismo das Nações Unidas para Ásia-Pacífico, com sede em Hong Kong e membro do Board do Hispanic-American Business Center – HAC, com sede em Nova York, EUA.